A função PROCV é uma função bastante interessante e útil em certos casos dentro do Excel. O nome da função é uma “contração” de “PROCura Vertical”. Até o final deste post você irá entender o porquê.
De início, digo que a função PROCV serve para fazer “buscas” de dados e que serão inseridos em algum lugar, com base em uma tabela existente. Ex: você tem uma lista de produtos e quer que ao se digitar o código do produto em uma célula, as células à direita da mesma exibam “automaticamente” o nome do produto e o seu valor. Ou ainda, você tem uma lista de filmes, e pelo nome do filme apareça a categoria e o valor do mesmo. Para ilustrar esta função, vou usar este último exemplo (uma locadora de filmes). Vamos precisar de duas tabelas: a “tabela principal“, que é o onde o usuário inserirá os dados, e a “tabela de apoio“, que conterá a lista completa dos itens que poderão vir a serem utilizados na tabela principal. Primeiro vamos “preparar” a tabela principal:
Por enquanto vamos fazer apenas o esboço da tabela principal. Deixaremos as fórmulas e funções para o final. Agora vamos criar a tabela de apoio. Ela pode ser tanto na mesma planilha quanto em outra. Criei na mesma para facilitar:
Os números que aparecem acima de cada coluna são de referência, e serão usados dentro da função. Ela dá uma numeração para cada coluna, e assim você definirá qual informação você deseja que seja retornada. Dito isto, vou mostrar agora a sintaxe da função:
=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;[procurar_intervalo])
Sendo que:
- valor_procurado: indica o valor que você deseja buscar, e que sempre deverá estar na primeira coluna de apoio (a função irá buscar o valor desejado na primeira coluna da tabela de apoio; caso encontre, irá “pegar” esta linha para verificar qual valor irá retornar. Colunas são na vertical, daí o nome da função);
- matriz_tabela: é o intervalo onde estão todos os dados que possivelmente sejam usados na tabela principal. No nosso caso, o intervalo será de G3 a J9 (G3:J9). É interessante no entanto “fixar” o intervalo, para o caso de você querer puxar a fórmula e ficar tudo “certinho”. Basta apertar F4 após selecionar o intervalo, que ficará $G$3:$J$9;
- núm_índice_coluna: indica em qual coluna a função deverá “pesquisar” caso ache o valor procurado. Aqui se aplicam os números da imagem acima. Ex: Caso desejemos saber o nome do filme, o valor será 2. Já para o preço, será 4;
- [procurar_intervalo]: este item é opcional, e será preenchido com VERDADEIRO ou FALSO. Se deixado em branco, o Excel assumirá que é verdadeiro. Ou seja, você só precisa preencher se quiser que seja FALSO. A diferença entre os dois é que o VERDADEIRO irá pesquisar por valores aproximados, caso não encontre o valor procurado, enquanto que o FALSO busca apenas pelo valor exato procurado. No caso do VERDADEIRO, é necessário que os valores estejam em ordem alfabética crescente (ou numérica crescente). Ou seja, é necessário neste caso classificar os dados.
Voltemos à planilha principal. O que faremos aqui será inserir a função PROCV nas colunas B e C, para que, ao se digitar o valor na coluna A (o código do filme), apareçam as informações correspondentes. Vamos começar com a linha 4. Sendo assim, clique em B4 para podermos inserir a fórmula nesta célula. O nome do filme é a coluna 2 da tabela de apoio. Podemos inserir a função digitando-a ou usando o assistente de funções. Saiba mais sobre ele clicando aqui. Neste caso, preferi usar este último, por ser mais fácil de entender. Digite =PROCV( e depois clique no botão de Assistente de Funções. Aparecerá a janela para você “configurar” a função, e que deve ser preenchida assim:
Após pressionar em OK, caso haja algum dos códigos na coluna A, aparecerá o nome do filme na coluna B, e o valor desta coluna será “atualizado” automaticamente sempre que o código da coluna A for alterado.
Independente se você digitou ou usou o Assistente de Funções, a fórmula ficará assim (se você classificou os dados, não precisa por o FALSO no final):
=PROCV(A4;$G$3:$J$9;2;FALSO)
No entanto, da maneira que está, se a coluna A estiver em branco, aparecerá uma mensagem de erro:
Essa mensagem #N/D quer dizer não disponível, e aparece porque, como a primeira coluna é comparada com a primeira da tabela de apoio, e está em branco, o Excel não consegue achar o valor “em branco” na tabela de apoio, e por isso aparece este erro.
Para corrigir isso, você precisa editar a fórmula acima. Você irá usar uma função SE para verificar se a coluna A está em branco ou não, antes de “aplicar” a função PROCV. Nada muito complicado. Você irá editar a fórmula (pressione F2 com a célula selecionada) e acrescentar =SE(A4=””;””;… e manter o resto da função (as reticências representam o resto da função, que já estava originalmente). A fórmula deverá ficar assim:
=SE(A4=””;””;PROCV(A4;$G$3:$J$9;2;FALSO))
Após isso, ao se pressionar ENTER, sempre que a coluna A estiver em branco, não aparecerá nada na coluna B, e se for preenchido algum código, o Excel irá buscar na tabela de apoio e, ao encontrar, irá retornar o valor de acordo com a coluna correspondente (neste caso, 2).
A coluna C (valor) terá sua fórmula quase idêntica. A única diferença é que a coluna será 4 em vez de 2. O resto é igualzinho. Não esqueça de formatar a coluna C no estilo moeda.
Veja um exemplo de planilha pronta:
Para lhe ajudar no aprendizado, estou disponibilizando a planilha deste exemplo para quem quiser baixar:
[wpdm_file id=3]
Em caso de dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
Ueritom