Dependendo da planilha que trabalhamos, temos que digitar várias vezes a mesma coisa. Se o valor for exatamente o mesmo em células diferentes, é possível digitar uma parte dele e o Excel irá ‘sugerir’ o texto, caso você queira repetir. Se for isso mesmo que você quer, é só pressionar ENTER:
Porém, em outros casos, se você quiser inserir algo no meio do texto da célula (que não ocupe o texto todo da célula) ou ainda deseja escrever um texto longo, você pode criar uma “sigla” e configurar para que, sempre que ela for digitada, o Excel substitua esta sigla pelo texto desejado. Vou mostrar neste post como fazer isto.
O recurso que permite esta “mágica” está nas Opções de AutoCorreção do Excel (o mesmo recurso que insere o til automaticamente sobre o A quando você escreve “nao” em vez de “não” ou corrige para “mas” quando você digita “ams”).
Esta opção está disponível nas Opções do Excel. Vá em Arquivo -> Opções. No painel à esquerda, escolha “Revisão de Texto“. Nas opções que aparecem à direita, clique no botão “Opções de Auto Correção“.
Na janela que vai abrir, você irá inserir a sigla à esquerda e o texto completo à direita. Veja a imagem abaixo:
Insira conforme mostrado na imagem acima e clique em adicionar. Após isso, os campos destacados ficarão vazios, para que você possa adicionar outros, caso queira. Quando tiver terminado, é só clicar no OK.
De volta à planilha, é hora de testar. Digite a sigla que você ‘cadastrou’:
Quando terminar, pressione ENTER ou dê um espaço:
É importante ressaltar que os textos são o que os ingleses chamam de “case sensitive”. Ou seja, ele diferencia maiúsculas de minúsculas. Sendo assim, considerando o exemplo acima, se for digitado ‘ieut’, “IEUt”, “iEUT’, entre outros, sem ser como foi cadastrado, o Excel não irá reconhecer e não irá ‘atualizar’ a sigla.
Caso você queira remover a sigla da lista, siga os passos citados mais acima. Em seguida, localize o valor na lista, selecione-o e clique em “Excluir“.
A Autocorreção também serve para adicionar palavra que você costuma errar ao digitar, para que se corrijam sozinhas quando forem digitadas. Aliás, esta é a função principal deste recurso. Quando você cadastra uma sigla, o Excel entende que foi um erro de digitação e “corrige” para o texto completo.
Espero que este post tenha sido útil. Em caso de dúvidas, deixe comentário.
Até mais,
Ueritom