O Excel permite que você utilize formatos de dados personalizados em suas células. Além dos formatos padrão, como o dd/mm/aaaa para data e hh:mm:ss para horas, você pode criar os seus próprios formatos de dados.
Vou dar um exemplo: imagine que você tenha uma planilha de cadastro de funcionários, clientes ou o que for. Um dos campos é o CPF, que por padrão tem o formato 000.000.000-00. Para que ela apareça neste formato, a princípio é necessário que você digite os pontos e o traço junto com os números. Porém se você definir um formato personalizado para as células, você terá que digitar apenas os números. Sendo assim, se você digitar 12345678900, irá aparecer 123.456.789-00. Neste post irei mostrar como fazer isso.
DEFININDO FORMATOS PERSONALIZADOS
Antes de definir os formatos personalizados, temos que abrir a janela onde iremos fazer a personalização. Selecione as células que deseja formatar e em seguida clique com o botão direito sobre a seleção e selecione a opção “Formatar Células..“. Outra maneira é usar a tecla de atalho CTRL + 1.
Na janela que abrir, selecione a opção “Personalizado“, do lado esquerdo, conforme a imagem abaixo:
Em “Tipo” você irá definir o formato de dados desejado. Você pode selecionar alguns na lista ou pode criar o seu próprio. Para o caso do CPF, a máscara a ser usada é 000″.”000″.”000″-“00. Isto faz com que ao digitar o CPF sem traços e pontos ele seja formatado de maneira adequada.
Os sinais usados para fazer a formatação do tipo são chamados de máscaras. Os principais são os seguintes:
- 0 – o zero é usado para representar valores numéricos. Caso o número de dígitos seja menor que o formatado, os dígitos faltantes serão preenchidos com zero;
- # – o “jogo da velha” funciona de maneira parecida com o zero, porém os dígitos faltantes não serão preenchidos;
- , – a vírgula é usada para indicar decimais;
- “” – os valores que estão entre aspas serão exibidos literalmente na formatação (veja o exemplo dos pontos e do traço mais acima);
- m – mês sem o zero inicial se for menor que 10;
- mm – mês com o zero inicial se for menor que 10;
- mmm – mês abreviado (Jan, Feb, Mar, Abr, etc);
- mmmm – mês por extenso (Janeiro, Fevereiro, Março, etc);
- d – dia sem o zero inicial;
- dd – dia com o zero inicial;
- ddd – dia da semana abreviado (Seg, Ter, Qua, etc);
- dddd – dia por extenso (Segunda-feira, Terça-feira, etc);
- aa – ano abreviado (dois últimos dígitos);
- aaaa – ano inteiro (quatro dígitos);
- h – hora sem o zero inicial;
- hh – hora com o zero inicial;
- s – segundos sem zero inicial;
- ss – segundos com zero inicial;
- am/pm – hora no formato 12 horas;
- [cor] – permite uma formatação com cor. O nome da cor deve ser inserido entre colchetes;
- \ – a barra invertida tem o mesmo efeito das aspas: inserir o caractere que vem em seguida na formatação;
No exemplo do CPF, usei zeros na máscara porque se os primeiros dígitos do número forem zero, com “jogo da velha” estes números seriam ignorados.
Outro exemplo: se você quiser que a data apareça no formato terça-feira, 26 de agosto de 2014, a máscara seria dddd, dd “de” mmmm “de” aaaa.
No próximo post mostrarei algumas opções mais avançadas de uso dos Formatos Personalizados no Excel. Qualquer dúvida, é só deixar comentário.
Até mais,
Ueritom