Você certamente conhece as opções Copiar, Recortar e Colar, que estão disponíveis no Excel, Word, Windows, internet, entre muitas outros lugares. Provavelmente deva conhecer os atalhos do teclado para estas funções, que são, respectivamente, CTRL + C, CTRL + X e CTRL + V. O que você talvez não sabia é que o Excel possui opções de colagem diferentes além do Colar “tradicional”. Vou falar neste post um pouco sobre elas.
Primeiramente temos que verificar qual a versão do Excel trabalhamos. No Excel 2007, as opções de colagem estão na guia Início. Veja:
Já no Excel 2010, estas opções estão na guia Página Inicial. Veja:
Independente de qualquer coisa, é preciso copiar o que você deseja copiar. Após isso, você irá selecionar a opção desejada, dependendo do que você irá fazer.
Note que em ambas as imagens acima, destaquei uma opção em vermelho e outra em azul. As opções em azul indicam a colagem tradicional, sem nenhuma opção específica. É o equivalente a usar a tecla de atalho CTRL + C. Isso vale para ambas as versões do aplicativo.
Se você quiser usar as “opções especiais”, deve clicar sobre a palavra Colar (a parte destacada em vermelho) em vez do ícone de Colar (a parte destacada em azul). No Excel 2007, as opções que aparecem são as seguintes:
No Excel 2010, as opções são bastante parecidas,6 porém representadas de maneira diferente. Em todo caso, a maioria das opções são autoexplicativas. Mesmo assim, vou falar um pouco sobre cada uma delas:
- Fórmulas: copia (e atualiza) as fórmulas das células selecionadas, ignorando as formatações existentes. Ex: se a célula E4 tem a fórmula =C3*9 com fundo verde, ao se copiar para E6, a fórmula fica =c5*9, porém sem o fundo verde, pois a formatação não é copiada.
- Colar Valores: cola apenas os valores absolutos da célula, ignorando a função. Supondo que em C4 tenhamos o valor 63, ao colar para E6, o valor 63 será transportado para esta última célula, sem formatação também. É como se tivéssemos digitado 63 na célula;
- Sem Bordas: como o nome sugere, as células copiadas ficarão sem as bordas onde forem coladas. O restante da formatação permanece;
- Transpor: esta opção “inverte” a ordem das células. O que estava na horizontal fica na vertical e vice-versa. Ex: se copiarmos os valores de C3, C4 e C5, ao colarmos em E3 com essa opção, elas ficarão em E3, F3 e G3;
- Vínculo: este tipo de colagem cria um “link” para a célula original. Ao se copiar o valor de C3 para E5, o valor de E5 ficará vinculado ao valor de C3, pois se o valor de C3 for alterado, o valor de E5 também o será automaticamente. É o mesmo que digitar =C3 na célula E5;
- Colar Especial: esta opção abre uma janela com algumas outras opções, dependendo do tipo de dados que forem copiados. No entanto, ela se assemelhará à seguinte janela:
Não vou explicar cada uma das opções pois isto tornaria este post muito extenso. Em todo caso, você pode testar cada uma para ver o que acontece. Aqui já podemos ter uma noção do que é possível fazer com as opções de colagem do Excel.
Até mais,
Ueritom