Em certas situações, pode ser necessário pegar apenas parte do conteúdo de uma célula, seja texto, número, data ou qualquer outro tipo de dado contido nela. Neste post vou explicar como “pegar” apenas uma parte do valor de uma célula “jogar” para outra.
Para que você possa entender melhor, vamos considerar a planilha abaixo:
A lista acima foi copiada e colada do site do TSE. Ela está contida no artigo 12 da Resolução 21.538/2003. Este artigo em específico fala sobre a composição do número de registro constando no código eleitoral, sendo que os 8 primeiros são sequenciais, os dois seguintes (os da imagem acima) correspondem ao estado do primeiro registro (esta lista vai até 28) e os dois últimos são códigos verificadores.
Note que ao copiarmos e colarmos o texto da internet, os códigos e os nomes dos respectivos estados ficaram juntos na mesma célula, um em cada linha. Nossa intenção aqui é separá-los em duas colunas (uma para o código do estado e outra para o nome do estado). Neste caso em específico, poderíamos também fazer esta separação com o recurso chamado Texto para Colunas, porém nem sempre isso é possível. Sendo assim, explicarei como fazer isso usando funções.
Existem três funções principais para “extração” de valores de uma célula: ESQUERDA, DIREITA e EXT.TEXTO. Os nomes são bastante sugestivos sobre o que cada uma faz. Em todo caso, vou explicar como usá-las.
Comecemos pela função ESQUERDA. Esta função irá retornar os N primeiros caracteres da célula a qual referirmos, começando a contar da esquerda. Sendo assim, para separarmos o código do estado, usaremos esta função e usaremos 2 “casas”. A função deverá ficar assim a 1ª linha (clique em B1 e digite a função abaixo):
=ESQUERDA(A1;2)
Bastante simples, não? Para as linhas seguintes, é o mesmo raciocínio, porém mudando apenas a célula que se deseja extrair. Veja como deve ficar a parte de cima da planilha:
Em seguida temos a função EXT.TEXTO, que é parecida com a função ESQUERDA, porém permite que você “escolha” a partir de qual caractere você deseja extrair o texto, enquanto que a ESQUERDA só permite a partir do primeiro caractere. Sendo assim, temos que informar um parâmetro a mais na função.
Para o nosso exemplo, vamos usar uma fórmula para contar a partir do sexto caractere (os dois primeiros são os dígitos do código, depois um espaço, um hífen e outro espaço, para só então vir o primeiro caractere do nome do estado). Você deve também informar quantas “casas” a função deve retornar, porém se você quiser pegar até o final e definir menos do que deveria, irá faltar texto. Sendo assim, você pode jogar um número alto, como 20, que o que sobrar será ignorado.
A função para a primeira linha (em C1) deve ficar assim:
=EXT.TEXTO(A1;6;20)
A coluna C deve ficar deste jeito:
Por fim, temos a função DIREITA, que começa a contar os N caracteres a partir da direita. Para o nosso caso, não seria muito útil. Em todo caso, se usássemos a função DIREITA para retornar os cinco últimos caracteres, teríamos isso:
É possível também fazer com que o Excel pare quando achar algum caractere específico, como vírgula, hífen ou até mesmo alguma letra, mas explicarei como fazer isto em outra ocasião. Por hoje ficarei por aqui para não ficar muito extenso.
Em todo caso, você pode deixar comentário ou entrar em contato no caso de dúvida.
Até mais,
Ueritom