Depois de ter mostrado uma pequena introdução a macros, vou falar hoje um pouco mais sobre macros, mas nada muito avançado ainda. Vamos por partes. Hoje vou mostrar como visualizar o código de uma macro e como fazer para que seja exibida a guia de “tratamento” da macro.
Antes de mais nada, é necessário que você ative uma guia chamada Desenvolvedor. Ela deve ficar do lado direito da guia Exibição. Caso ela já esteja aparecendo, ótimo. Siga para o próximo parágrafo. Do contrário, vá até o botão Office (na versão 2007) e siga até Opções do Excel. Do lado esquerdo, selecione Mais Usados e do lado direito marque a opção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções:
A guia Desenvolvedor tem a seguinte aparência:
Note que existem opções referentes a Macros, como Gravar Macro, Segurança de Macro, Propriedades, entre outros. A opção Gravar Macro você já conhece, caso tenha lido o post anterior sobre macros.
As macros, após gravadas, geram um código. Este código pode ser visualizado e editado por outro aplicativo que complementa o Excel, chamado de Visual Basic, que por sua vez utiliza uma linguagem chamada VBA (Visual Basic for Aplications). Você pode visualizar o Visual Basic clicando no botão de mesmo nome ou através das teclas de atalho Shift + F11.
Se você usar o procedimento acima, verá uma página em branco, como se estivesse começando um documento novo no Word. Toda macro gravada gera um código, de acordo com os comandos que você deu durante a gravação. Você pode visualizar este código clicando em Macros. Aparecerá a janela abaixo, onde você deve selecionar a macro desejada e clicar em Editar:
Ao clicar em Editar, você verá o código gerado pelo Visual Basic com base em suas ações. No nosso exemplo (o PintaVerde do outro post), você veria o seguinte:
Esta é apenas a parte do código. Existe toda a interface do programa. Não falarei sobre isso hoje, nem sobre o que cada parte do código significa. A intenção neste post é mostrar como chegar lá. O resto será explicado “nos próximos capítulos”. Continue acompanhando o blog para saber mais. E como sempre, em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato.
Até a próxima,
Ueritom