Um assunto que costuma ocasionar bastante dúvida e até uma certa polêmica no que se refere a Excel é a “tal de macro“. Muita gente não sabe o que é nem para que serve, no estilo “nunca vi nem comi, só ouço falar“. Vou tentar aqui e em posts futuros “desmistificar” esse “bicho” e mostrar um pouco do que podemos fazer com ele. Hoje será apenas uma introdução, tendo como base o Excel 2007, que é uma versão utilizada por bastante gente ainda, mesmo tendo-se duas versões posteriores do aplicativo.
O QUE É MACRO?
Macro nada mais é do que “programas” que você cria para automatizar tarefas que você realiza com frequência. Você pode criar macros através do próprio Excel, através de gravação, ou ainda programando, através de linha de código. Hoje vou mostrar como você pode criar uma macro simples, para você ir pegando o jeito da coisa.
Suponha que você precise constantemente alterar a cor de fundo das células de uma planilha. Você pode fazer isso manualmente, alterando toda vez que precisar, ou pode gravar uma macro, para “ensinar” o Excel o que você quer que ele faça, e pode inclusive atribuir uma tecla de atalho a essa macro.
Vamos à ação: abra o Excel, vá até a guia Exibição, e clique na Subguia Macros. Veja:
Para começar, clique em “Gravar Macro“. Sugiro que você marque antes a opção “Usar Referências Relativas“. Explicarei o porquê mais abaixo. Aparecerá então a janela abaixo, de configuração:
Nesta janela você irá configurar sua macro. Você pode dar um nome a ela e escolher uma tecla de atalho. Para isso, clique no quadradinho branco (onde está a letra G na imagem) e pressione a(s) letra(s) que deseja usar de atalho. Na imagem acima, pressionei Shift + G, o que fará com que a tecla de atalho seja Ctrl + Shift + G. Pode-se também inserir uma descrição do que a macro fará, mas isto é opcional.
Ao se pressionar o botão OK, o Excel começará a “registrar”, ou “gravar”, tudo o que você fizer na planilha. Não importa o que seja, desde Salvar o Arquivo até digitar uma fórmula ou mudar a cor de fundo, passando por renomear a planilha, tudo fica registrado, e na sequência que você fizer. Para nosso exemplo, apenas selecionei um grupo de células e alterei sua cor de fundo. Após terminar, volte na guia Exibição, Subguia Macros, e clique em Parar Gravação.
Aparentemente não acontecerá nada, mas a macro ficou salva e já está ativa. Você pode executar a macro lá na Subguia Macros, em Exibir Macros. Aparecerá a lista de macros disponíveis:
Selecione a desejada e clique em “Executar”. A maneira como ela será executada dependerá de se a opção “Usar referências relativas” está marcada ou não. Caso não esteja, irá aplicar a macro apenas nas células que você usou durante a gravação.
No exemplo que criei, selecionei de B2 a D7 e pintei este intervalo de verde. Como não marquei a opção de referências relativas, ao executar a macro irá SEMPRE pintar este intervalo, por mais que eu selecione outro. Caso fosse referência relativa, iria pintar o intervalo que estivesse selecionado. Se eu selecionasse do J1 ao N20, todo este pedaço seria pintado. Você pode também usar a macro através da tecla de atalho, caso tenha definido uma.
Esta foi uma pequena introdução com exemplo sobre como usar Macros no Excel. Espero que tenha sido útil e que tenham conseguido fazer. Em caso de dúvida, deixe comentário ou entre em contato por e-mail.
Até mais,
Ueritom