Um dos recursos existentes no Excel é o de “separar” os valores de uma célula em várias, ou se preferir, de “quebrar” esse valor em partes menores. Um exemplo seria se você tivesse por exemplo uma lista com vários nomes, um em cada célula, e gostaria de separar o nome do sobrenome. Neste caso, se o nome completo estivesse na primeira coluna, depois de pronto ficaria o primeiro nome nesta coluna e o restante do nome na segunda ou em várias, caso haja mais de um sobrenome. Outro exemplo seria em uma lista de e-mails separar o que está antes do arroba do que está depois do arroba. Isto seria útil por exemplo caso você quisesse saber a quantidade de e-mails de cada “serviço”, como Hotmail, Gmail, etc., que você poderia então fazer usando filtros.
Para fazer isso, usa-se um recurso do Excel chamado Texto para Colunas, que está disponível na guia Dados. Veja sua localização na imagem abaixo (a parte colorida):
Esta opção utiliza de sinais gráficos como vírgula, espaço, barra, arroba, entre outros, para determinar onde será a “separação”. Quem determina isso é a pessoa que irá configurar o recurso. Para nosso exemplo, usaremos a planilha abaixo:
Vamos “dividir” cada um desses nomes em colunas separadas, um para cada palavra. Primeiro você precisa selecionar as células que serão separadas. Existem várias maneiras de se fazer isso. Após isso, escolha a opção mencionada anteriormente (Dados -> Texto para Colunas). Aparecerá a seguinte janela:
Nesta janela, deixe como está (opção “Delimitado”) e clique em Avançar, para ir à Etapa 2:
Esta etapa é a mais importante de todas. Nela, onde está escrito “Delimitadores”, você deve definir qual (ou quais) sinal(is) é que irá(ão) ser as “referências” na hora de separar os dados. É possível inclusive usar mais de um. No nosso exemplo, usaremos apenas os espaços, pois cada palavra é separada da outra por espaço. Se fosse uma data, por exemplo, o delimitador seria a barra (neste caso, você iria selecionar a opção “Outro” e do lado digitaria o sinal de barra). Se fosse e-mail, o delimitador seria o @ (arroba), e assim por diante. Depois clique em “Avançar” para ir à terceira e última etapa:
Esta etapa é a última, e geralmente não se alteram dados aqui. No entanto, é possível alterar os “Formatos dos Dados de Coluna”, que seria a formatação do tipo de dados que existe em cada coluna. Cada uma é configurável em separado (veja em “Visualização dos dados”). Se for alterar, você deve clicar sobre a coluna e configurar de acordo. Eu particularmente só precisei alterar uma vez, em uma planilha cuja data estava em formato “americano” (ou seja, mês/dia/ano). Neste caso, eu tive que selecionar a coluna, ir em data e selecionar a opção MDA. Mas foi o único caso que alterei.
É possível também alterar o Destino, que é a célula a partir da qual os dados “separados” serão inseridos na planilha. Por padrão, o Excel exibe como destino a primeira célula do intervalo selecionado. Neste caso, ele irá sobrescrever os dados existentes. Se você selecionar outro destino, irá manter os valores originais e criará uma “cópia separada”. No caso do exemplo, deixei como está e cliquei em Concluir. Veja como ficou:
Sugiro a você que, para praticar, você digite uma lista de e-mails fictícia, no estilo fernanda@hotmail.com, carlos@gmail.com, etc., e tente separar usando o recurso de Texto para Colunas, para se certificar que você entendeu bem. Em caso de dúvidas, entre em contato.
Até mais,
Ueritom