Em certas situações, pode ser interessante ou necessário bloquear o acesso a certos recursos da planilha, ou ainda à sua edição. Isso acontece principalmente quando “terceiros” irão utilizar a planilha. Podemos bloquear tanto qualquer tipo de edição quanto apenas restringir parcialmente o acesso a uma planilha. Hoje vou mostrar como fazemos isso.
Para servir de exemplo, vou usar a planilha abaixo. Uma planilha simples, que teoricamente calcularia as comissões de vendedores. Coisa simples, apenas para ilustrar a situação:
Note que na planilha acima, nem todas as células estão preenchidas. Mesmo assim, na coluna C todas estão com suas respectivas fórmulas. Neste caso pode-se proteger a planilha para evitar duas situações possíveis. A primeira é alguém clicar na célula da fórmula e acidentalmente removê-la. A segunda possibilidade é pior: alguém que talvez saiba mexer no Excel pode agir de má-fé e alterar as fórmulas para se beneficiar de um resultado “melhorado”. Sendo assim, se você vai passar a planilha a alguém, ou trabalha em um local onde vários pessoas têm acesso a ela, é interessante (e recomendável) que você a proteja.
Existem dois tipos de proteção de planilha: a “total” e a “parcial”. No primeiro caso, toda a planilha fica bloqueada, e no segundo podemos “liberar” algumas células para edição, mesmo com a planilha bloqueada. Ambas opções são acessadas pela guia Revisão, no item Proteger Planilha. Ao clicar, irá aparecer a seguinte janela:
Nesta janela você irá “configurar” a proteção da planilha. Na verdade não há muitas opções aqui. A primeira opção, “Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas” DEVE ficar selecionado, pois do contrário não faria sentido ter acessado essa opção. Além do mais, o botão OK fica desabilitado neste caso.
A inserção de uma senha é opcional, mas é altamente recomendável, pois do contrário é possível desproteger a planilha com facilidade. Caso você insira uma senha, após clicar em OK o Excel pedirá confirmação de senha. Assim você tem a garantia de não ter digitado incorretamente, já que não é possível verificar por aparecer apenas asteriscos enquanto digita.
Logo abaixo temos a opção “Permitir que todos os usuários desta planilha possam“. Na caixa logo abaixo você deve selecionar o que você deseja que possa ser feito mesmo estando bloqueado. Por exemplo, na imagem acima está permitido apenas selecionar, tanto células bloqueadas quanto desbloqueadas (falarei mais sobre isso no próximo post). A pessoa não poderá nem inserir uma linha ou formatar o texto, a menos que habilite essas opções na lista.
Ao pressionar OK a janela se fechará. Como mencionado, se você digitou uma senha, aparecerá a janela de confirmação da mesma. No final, você retornará à planilha, que aparentemente não teve nenhuma modificação. Porém, se você tentar digitar ou excluir algo, verá a seguinte mensagem:
Além disso, se você clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da planilha, verá que algumas opções estão desabilitadas, dependendo do que você permitiu que o usuário fizesse na janela de configuração. Veja um exemplo:
Se você quiser voltar ao “estado original” da planilha (sem proteção), vá até a guia Revisão novamente. A opção Proteger Planilha virou agora Desproteger Planilha. Clique nela. Se tiver senha, será solicitada. Caso contrário, a planilha será desbloqueada instantaneamente. Após isso você poderá voltar a editar a planilha livremente.
Conforme mencionado anteriormente, é possível deixar algumas células editáveis mesmo com a planilha protegida. Mas isto é assunto para o próximo post. Fiquem ligados!
Ueritom