Já expliquei aqui como criar gráficos no Excel. Hoje começarei a detalhar as opções de personalização possíveis para os gráficos. Conforme dito no post anterior (link acima), após um gráfico ter sido criado, e enquanto ele estiver selecionado, aparecem 3 guias novas, que são exclusivas para o “tratamento” dos gráficos. Essas guias são Design, Layout e Formatar. Veja novamente (é parte colorida):
Ao clicar em cada uma delas, aparecem opções diferentes. Irei falando aos poucos de cada uma delas. Hoje falarei sobre a guia Formatar. Para isso, usarei a tabela abaixo, e o tipo de gráfico pizza:
Os dados do tipo pizza são usados sempre que temos várias partes (“fatias”) que serão somadas para dar um total. O todo será igual a 100% e cada fatia será proporcional aos dado que ela representa com relação ao todo. No exemplo acima, o “todo” (a soma dos 10 valores) é igual a 4.100.166.000. Sendo assim, a China, que tem valor 1,34 bilhões, equivale a 32,86% do total. O Brasil equivale a 4,79% do total dos valores que constam no gráfico, e assim por diante. Note que cada fatia é representada por uma cor diferente, e o seu significado aparece do lado direito. Esta parte é chamada de legenda.
Falando nisso, cada gráfico é composto dos seguintes itens:
- Área do gráfico: a área branca que fica no fundo, no geral;
- Série de dados: todas as fatias (ou barras, linhas, etc) que aparecem no gráfico;
- Ponto de dados: cada fatia (ou barras, etc) que aparecem no gráfico (cada série é composta por vários pontos);
- Título do gráfico: uma descrição do conteúdo do gráfico. Geralmente fica na parte de cima;
- Legenda: uma indicação de cada um dos pontos, e como ele é representado (na imagem acima, cada fatia, ou ponto, é representado por uma cor diferente, e a legenda traz a indicação de qual é qual).
Cada uma dessas partes é personalizável em certos pontos. O item mais visível é a cor de cada desses itens. Para alterar qualquer um deles, temos que selecionar individualmente. Vou começar selecionando a legenda. Após isso vou até a guia Formatar, e então seleciono o item desejado. Neste caso, vou começar com a cor de fundo. Na guia Formatar, existe uma opção chamada Preenchimento de Forma. Clique nela para ver as opções disponíveis:
Se você quiser preencher o fundo com apenas uma cor, clique sobre a mesma que será alterado automaticamente. Veja um exemplo com a cor verde:
Note que abaixo das cores existem as opções, Imagem, Textura e Gradação. Vou por um exemplo de cada para que você veja como ficaria. Passando o mouse sobre Gradação ou Textura abrirá uma lista com as opções disponíveis, do lado direito. Veja um exemplo de gradação (também conhecido como gradiente ou degradê):
Ao escolher a opção de gradação, ele pré-define com a cor que estava selecionada anteriormente. Como eu havia escolhido tons de verde, ele exibiu os gradientes em tons de verde. Portanto, se quiser em alguma cor específica, selecione-a primeiro na parte de cima. Veja agora um exemplo de gradação:
Para que este post não fique muito extenso, vou ficando por aqui. No próximo post vou mostrar como inserir imagem no preenchimento de cada uma das partes do gráfico. Até mais!
Ueritom