Algumas células no Excel, que requerem cálculos, podem ser resolvidas usando uma fórmula simples, como =C2+B2, por exemplo. Quando é necessária a inserção de poucos valores, elas resolvem bem. Porém nem sempre isso será possível, ou viável. Por exemplo, imagine uma célula onde você tenha que somar 100 linhas. Digamos que fosse do A1 até o A100. Você teria que digitar =A1+A2+A3+A4+….+A98+A99+A100. Até você terminar, vai uma tarde toda. Isso sem contar que você corre o risco de errar e ter que verificar onde está o erro. Já pensou no tamanho da bronca?
Para situações como essa, ou outras, existem as funções. Uma função é um item pré-programado que irá fazer um determinado tipo de cálculo e/ou verificação, entre outros. Toda função tem um nome que o identifica (normalmente este nome é autodescritivo). Como as fórmulas, elas também começam com sinal de igual. As funções possuem a seguinte sintaxe (estrutura):
=NOME(parâmetros)
NOME se refere ao nome que ela possui (os nomes são pré-definidos e não podem ser mudados. No entanto é possível criar sua própria função. Veremo isso num futuro distante..risos) e parâmetros se referem aos itens que serão usados na função. Os parâmetros e a quantidade deles variam conforme a função. Quando há mais de um parâmetro na mesma função, usa-se ponto-e-vírgula para separá-los. Existem inclusive funções (poucas) sem nenhum parâmetro. Mesmo assim, os parênteses permanecem, pois é regra do Excel que toda função tenha parênteses.
Para inserir uma função, você pode tanto digitar o seu nome, quanto usar o assistente de função. Caso você opte por digitar, conforme você digita ele vai mostrando a lista das funções que contêm as letras que você digitou. Por exemplo, a figura abaixo mostra a lista de funções com a letra S:
Caso a função que você deseja esteja nesta lista, dê dois cliques que o Excel irá preencher o nome, já com o parêntese aberto.
Além disso, você pode também usar o Assistente de Funções, que é representado pelo ícone ao lado da Barra de Fórmulas. Após clicar nele, irá exibir aparecer uma janela para você escolher a função desejada (o Excel 2007 possui mais de 300 funções):
Nessa janela você pode escolher a função desejada. É possível escolher a categoria, onde está a opção “Mais recentemente usada”. Tem trigonometria, matemática, texto, banco de dados, e todas. Quando você clica sobre o nome de uma função, irá dar um resumo sobre o que a mesma faz. Após localizar a função, clique em OK. Você será redirecionado para a janela específica da função (varia de acordo com a função escolhida):
A janela da imagem acima refere-se à da função SOMA, que é uma das mais usadas no Excel. Na próxima postagem falarei sobre ela. Esta foi uma introdução sobre funções no Excel. Caso tenham dúvidas, entrem em contato.
Ueritom