Nada melhor para fixar conteúdo para praticar, seja Excel, Inglês, aprender a dirigir, entre muitas outras coisas, quanto mais prática melhor. Como diz o ditado: ” a repetição é a mãe do aprendizado”.
Baseado nisso, vou postar um exercício para praticar o uso da função SOMA no Excel. Abra seu Excel e digite os dados abaixo (Não esqueça de mesclar o título e aumentar a largura das colunas):
Note que, além das formatações mencionadas acima, eu também mudei a cor de fundo das células e formatei os números no formato moeda. Agora iremos inserir as fórmulas.
Geralmente, quando se fala em Total, se fala em SOMA de valores. Neste caso não é diferente. Temos aqui dois tipos de totais:
- O total na horizontal se refere aos gastos de cada mês, independente do tipo de gasto;
- O total na vertical se refere aos gastos de cada item, independente do mês.
Sendo assim, para calcularmos o primeiro item temos somar os valores na horizontal e para o segundo tipo, na vertical.
Vamos começar com a soma na horizontal. A primeira célula onde o total será inserido é E3. Temos então que posicionar o mouse lá e em seguida usar a função SOMA para calcularmos o total. Cada célula desta coluna utilizará os valores da linha correspondente para efetuar a soma. Ou seja, em E3 iremos efetuar a soma de B3 até D3. A fórmula ficará então =SOMA(B3:D3). Lembrando que podemos digitar esta fórmula ou escrever =SOMA( e após isto selecionar os valores que serão somados. No final, independente da fórmula que foi usada, aperte TAB ou ENTER para validar o valor:
Após a validação da fórmula, aparecerá o resultado, que neste caso é R$141,10. As linhas de baixo seguem o mesmo padrão, porém somando as respectivas linhas. Inclusive, pode-se puxar a fórmula usando a alça de preenchimento, porém se você é iniciante, recomenda-se fazer uma a uma, para pegar prática.
Para somarmos as colunas, o procedimento é parecido, porém somaremos na vertical. Começaremos com B8. Clique nesta célula e insira a função SOMA para somar de B3 até B7. A fórmula irá ficar =SOMA(B3:B7):
A mesma coisa para as outras células desta linha. Mesma recomendação do parágrafo anterior; pode-se puxar, mas é recomendável fazer uma por uma para praticar.
Por fim, temos a célula E8 que é o TOTAL GERAL. Neste exemplo em específico (não é sempre que isso irá ocorrer), pode-se tanto somar na vertical quanto na horizontal que tem que dar o MESMO VALOR. No caso de soma vertical, usaremos a fórmula =SOMA(E3:E7) e para soma horizontal a fórmula será =SOMA(D8:E8). O resultado, independente da fórmula, deve ser R$2.037,34. Após todas as fórmulas preenchidas, a planilha ficará mais ou menos assim:
Claro que você pode usar outros valores. Estes são apenas para referência. Neste caso, os totais serão diferentes, mas o princípio, que é a o uso da função SOMA, será o mesmo.
Em caso de dúvidas, é só entrar em contato.