O Excel permite a adição de fórmulas, funções (falarei sobre elas futuramente), entre muitos outros recursos que ensinarei a você que é leitor do Fera no Excel.
Já falei sobre a fórmulas, mostrei como elas devem ser inseridas na planilha, e dei um exemplo. Caso não tenha visto, navegue pelo histórico do blog (dá pra pesquisar por mês (Arquivos), por palavra-chave (Categoria) ou ainda visualizar as postagens mais recentes. Está tudo na barra lateral do blog). Isso sem falar nas postagens relacionadas, que estão ao fim de cada post. Ou seja, o blog é recente mas já tem bastante coisa, pelo menos para quem está começando a estudar Excel.
Hoje vou falar sobre um recurso muito interessante e útil, chamado de alça de preenchimento. Ela é usada quando temos um padrão de fórmula (ou de valores) que será repetido em sequência, tendo apenas pequenas alterações. Para ilustrar melhor, vou usar o exemplo abaixo:
Essa planilha ilustra o cálculo de IMC (se você não sabe o que é isso, clique aqui primeiro), cuja fórmula é o peso dividido pela altura ao quadrado. Um valor ao quadrado é esse valor multiplicado por ele mesmo. Sendo assim, no Excel, a fórmula para a primeira linha ficaria =c2/(b2*b2), sendo que C2 contém o peso e B2 a altura da pessoa. Para calcular o quadrado, podemos usar ainda o operador ^, que é usado para calcular potenciação. Nesse caso, a fórmula ficaria =C2/(B2^2). Em ambos os casos, o resultado deve ser o seguinte:
Não esqueça de usar os parênteses, caso contrário irá dar um resultado totalmente fora da realidade.
Se você parar para analisar, verá que as linhas seguintes seguem um “padrão”, que nesse caso é dividir o valor da coluna C pelo valor da coluna B ao quadrado. Sendo assim, em D3 a fórmula será =C3/(B3^2), em D4 será =C4/(B4^2) e assim por diante. Note que mudam apenas os endereços das células, pois cada célula da coluna D possui a fórmula para a linha correspondente. Sempre que isso acontecer, podemos utilizar a alça de preenchimento, que irá copiar a fórmula utilizada para as linhas abaixo ou ao lado da linha inicial
Para isso, primeiro digitamos a fórmula na primeira célula e damos ENTER ou TAB para validar. Após isso, voltamos à célula com a fórmula. . No canto da célula aparece um quadradinho destacado, nessa forma: . Devemos levar o mouse sobre esse quadradinho, até que ele assuma essa forma:
. Quando ele estiver assim, clique e arraste para baixo, ou para o lado até onde deseja que as fórmulas sejam preenchidas. Veja exemplo da planilha acima:
Ao soltar o botão do mouse, todos os resultados aparecerão preenchidos, sem a necessidade de digitar uma a uma:
O uso da alça de preenchimento é chamado de geralmente de “puxar a fórmula“. Em postagens futuras, quando for necessário, usarei essa expressão, com um link para esta postagem.
Esta postagem fica por aqui. Na próxima falarei sobre outros uso da alça de preenchimento. Até mais!
Ueritom
OBS: se você chegou até aqui procurando pelo CD 3 do áudio “English 20 minutes a day”, então visite a página Cadastre-se deste blog. O link está lá. Obrigado!!