Dando sequência à série de funções financeiras do Excel, hoje falarei sobre a função NPER. Esta função complementa as funções TAXA, PGTO, entre outras funções financeiras. Podemos dizer também que elas são “inversas” e que podemos “tirar a prova” uma com a outra. Por exemplo, se com a função TAXA chegamos a um valor de 5%, onde foram informados o período, o valor do pagamento no período, chegaremos à taxa de juros do período.
A função NPER é usada sempre que queremos saber quantos períodos (dias, meses, anos, etc) são necessários para que se atinja um valor X ou se quite algum valor que é financiado, como a compra de um eletrodoméstico, por exemplo. Sua sintaxe é a seguinte:
NPER(taxa;pgto;vp;vf;tipo)
A opção taxa é a porcentagem de juros cobrada no período. O item pgto é o valor pago por mês. O item vp (valor presente) é o valor inicial do financiamento (valor à vista) ou o valor inicial de um investimento. Por fim, temos vf (valor futuro), que é o valor que se deseja obter ao final do prazo, e o item tipo, que define se o pagamento será feito no início ou no final de cada período. Estes dois últimos itens são opcionais.
Para ilustrar melhor esta função, veja a planilha abaixo, que é basicamente a mesma que usei como exemplo no post sobre a função TAXA:
Os valores são os mesmos (ou quase) dos que os usados no outro post para ilustrar a “variação” entre as funções. Explico: no outro post tínhamos o valor à vista, o valor da parcela e o total de parcelas, e queríamos achar a taxa de juros. Neste, temos o valor à vista, o valor da parcela e a taxa de juros. Vamos simular quanto tempo seria necessário para pagar todo o parcelamento nas condições previstas. Neste caso, já sabemos de antemão que o valor será igual a 10 (no resultado da função aparecerá 9,9 alguma coisa, pois a taxa de juros foi arredondada).
Lembre que os pagamentos devem ficar negativos. Sendo assim, a função para o exemplo acima ficaria assim:
=NPER(B3;-B2;B1)
Veja a planilha final na imagem abaixo:
Para fazer aparecer o valor 10 ali (lembre que a taxa de juros para este caso não é exatamente 2,34%), você pode usar uma função de arredondamento ou definir o valor com zero casas decimais, o que preferir.
Por hoje é isso. Espero que tenha gostado de saber mais sobre esta função do Excel. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato. Use o formulário existe no blog para isto, para agilizar a resposta.
Até mais,
Ueritom

Termos que trouxeram a esta página:
- n p e r (1)
- nper (1)