O Excel possui várias características que são bastante úteis no seu dia-a-dia. Não é à toa que sou fã declarado desta ferramenta, e não por acaso também que tenho este blog (hehe). Enfim, voltando ao tema, hoje vou apresentar um recurso que pode ser bastante útil em determinadas situações. Este recuso é chamado de Consolidação de Dados.
Este recurso serve para “resumir” vários dados em uma única tabela, que podem ou não vir de outros arquivos. Por exemplo: você pode ter planilhas mensais de vendas ou vários documentos com vendas de filiais, caso você tenha empresa, e deseje ter informações mais sucintas sobre o desempenho da mesma, entre várias outras situações.
Vou dar um exemplo simples, que está disponível na imagem abaixo:
No exemplo, vamos imaginar que uma loja vende roupas e possui 3 filiais. Ela quer ter um resumo do total vendido no primeiro trimestre do ano, de cada produto. A tabela acima está em branco, porém será alimentada com dados que indicam o total de peças de cada tipo vendidas em cada loja. O documento possui 4 planilhas, chamadas de Janeiro, Fevereiro, Março e Resumo, conforme imagem abaixo:
Inicialmente, vamos colocar o “modelo” acima nas 4 planilhas, para que as mesmas fiquem “alinhadas”. Pode copiar e colar se quiser. Após isto, iremos digitar valores aleatórios para nas células de cada planilha de janeiro a março, para podermos fazer a Consolidação em seguida. Veja um exemplo que fiz para a planilha de janeiro:
As outras duas planilhas mensais (fevereiro e março) serão preenchidas neste mesmo estilo. Digite valores quaisquer e em seguida vamos à próxima etapa.
FAZENDO A CONSOLIDAÇÃO
Vá à planilha Resumo e selecione todo o intervalo a ter dados preenchidos (neste caso de B2 a D8) e em seguida selecione a opção Dados -> Consolidar. Você verá uma tela parecida com esta:
Primeiro temos que adicionar as referências. Primeiro clique no botão destacado para localizar as referências. Cada intervalo a ser consolidado é uma referência, e você terá que adicionar todas. Clique no botão, vá à planilha Janeiro e selecione o intervalo. Clique em Adicionar. Repita o procedimento para Fevereiro e Março. Ao final, deve ficar assim:
Se você quiser que a tabela se atualize automaticamente caso algum valor seja alterado, marque a opção “Criar vínculos com dados de origem“. Na parte de cima, em “Função“, você definirá qual função deve ser utilizada na Consolidação. Para este exemplo, deixarei a função SOMA mesmo. Após clicar em OK, a planilha Resumo ficará assim:
Note que apareceu uma coluna antes das colunas dos números, e que as mesmas estão “crescendo” de 4 em 4 (1, 5, 9, etc..). Isso acontece porquê ao fazer a Consolidação (quando cria vínculos com dados de origem) o Excel insere os valores originais na planilha consolidada, porém ficam ocultos. Caso você queira exibi-los, basta clicar no sinal de mais que aparece na coluna mais à esquerda.
Por hoje é isso, espero que tenha ficado claro o funcionamento deste recurso. Em caso de dúvida, envie e-mail para contato@feranoexcel.com que tentarei esclarecê-las.
Até mais,
Ueritom

Termos que trouxeram a esta página:
- consolidar excel (25)
- consolidaçao de planilhas no excel (14)
- como consolidar dados no excel 2007 (10)
- formula sumarizar excell (1)
- usar a consolida??o loc:BR (1)
Boa Tarde;
Estou com um problema um pouco complexo e não sei como resolver…
Tenho um banco de dados que consolida OPERADORES e solicitações;
Preciso dimensionar quantas vezes a mesma pessoa pediu suporte para a mesma solicitação e no final verificar se batem o número de solicitações divididas entre as solicitações
Por exemplo
Pessoa x solicita suporte para verificar cadastro e corrigir cadastro
Verificar cadastro aparece 5 solicitações corrigir aparece 9
Preciso automatizar isso para 99 pessoas com 38 solicitações diferentes. Já tentei SE, PROC, e não sai da forma que preciso.. Pode me ajudar?
Olá Alan..
Você pode enviar sua planilha para o e-mail contato@feranoexcel.com para que eu possa dar uma olhada?
Parabéns pela dica. Não conhecia ainda os detalhes desta prática função do excel. Obrigado!
Que bom que achou útil, Fred. Espero te ver sempre por aqui. Até mais!